sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Intellivision

O Intellivision é uma consola da segunda geração de consolas criada pela empresa Mattel em 1979. A sua palavra deriva de algo como "televisão inteligente" ou "intelligent television" daí o nome Intellivision.

Lançado em primeiro lugar nos Estados Unidos como forma de teste para ver o lucro de vendas, vinha com um preço de US$299 e o cartucho Las Vegas Poker & Blackjack. Este não foi o primeiro título a competir com a Atari, mas foi o primeiro a impôr uma série ameaça no domínio da Atari.

Esta consola teve aproximadamente uns 35 jogos lançados no mercado.



Os cinco originais membros da Intellivision Team eram Gabriel Baum, Don Daglow, Rick Levine, Mike Minkoff e John Soll. Para deixar estes programadores afastados da rival Atari, as suas identidades e o local de onde trabalhavam foram todos guardados em segredo. O seu grupo até tinha um nome, os Blue Sky Rangers.

O controlador típico da Intellivision tinha um teclado numérico de 12 teclas (incluíndo o Enter e o Clear), tinha quatro botões de acção em cada lado, um disco direccional capaz de detectar 16 direcções de movimento e coberturas para mostrar funções específicas em cada um dos botões caso fosse necessário.


O componente dessa consola era o teclado, com 64K de memória disponíveis no interior, cassete de armazenamento e tinha também uma ligação para uma impressora térmica de 40 colunas. A cassete de armazenamento dava para armazenar dados e áudio, para uma gravação áudio e reprodução durante o controlo do computador. O teclado vinha também com um CPU 6502.
Houve um grande problema, foi que o teclado na altura era algo bastante difícil de fabricar e era muito caro. O teclado exigia muitas peças de engenharia para poder ser construído. Por uns poucos anos deixou de aparecer no mercado.


Outro componente era o Entertainment Computer System (ECS) e era um dispositivo educacional que dava aos jogadores conhecerem os conceitos de programação de computadores.
Tinha também um jogo para poder ser jogável com esse componente, o Melody Blaster, graças a um opcional teclado de 49 teclas de música que vinha com o ECS. O chip de som do ECS era o AY-3-8910 e trazia também mais 2K de memória expansiva.
A ideia do ECS servia para tornar o Intellivision num computador e os jogadores terem a possibilidade escrever programas, criar jogos e até armazená-los em cassetes.
Foi uma grande ideia de add-on para esta consola que teve algum efeito no mercado, deu até para superar e esquecer a decepção que tiveram com o teclado anteriormente dito.


Mais tarde, outro componente foi lançado, o Intellivoice, que servia exclusivamente para adicionar vozes a alguns jogos fabricados para esse efeito. Aqui o Intellivision foi original em duas fases: não só era esta capacidade única para o sistema Intellivision, como os jogos que suportavam voz escritos para o próprio Intellivoice actualmente fizeram dos efeitos de voz parte integral para a jogabilidade.
O único problema foi que nem todos os jogos podiam ganhar estes efeitos de voz para os cartuchos da consola que só suportavam 4K ou 8K de ROM. Os cartuchos dessa consola tinham um grande limite de capacidade e daí maior parte dos jogos tinham que sacrificar ou a jogabilidade ou o sistema de som. Foi daí pouco célebre no mercado.
Apenas cinco jogos foram vendidos para o Intellivoice, foram:
* Space Spartans
* Bomb Squad
* B-17 Bomber
* Tron: Solar Sailer

Em 1983 foi visto um novo modelo redesenhado, o Intellivision II. Foi substituído o controlador original por um novo teclado de membrana, mas nalguns jogos era complicado de jogar com este novo componente.
Este modelo trazia um adaptador AC que substituiu o pequeno suporte de energia interno que o modelo anterior trazia.

Em 1983 sucedeu-se o crash nas consolas, e levou o Intellivision à ruína. Várias consolas (ColecoVision, Emerson Arcadia 2001, Atari 5200, e o Vectrex, tudo em 1982) deram à divisão no mercado, e começou a criar pressão na indústria dos jogos. Alguns dos jogos como o Burgertime ou o Hover Force não chegaram a tempo no mercado devido ao crash dos jogos e daí prejudicou muito o lucro às consolas. Na Primavera de 1983, vários empregados da Mattel foram despedidos e os preços da consola baixaram. Depois disto, a consola passou para as mãos de outra empresa, a INTV Corp., com vários modelos retirados do original Intellivision II. Em 1991, foi o fim para a Intellivision.

As especificações do Intellivision são:

* General Instrument CP1610 16-bit microprocessor CPU running at 894.886 kHz (i.e., slightly less than 1 MHz)
* 1456 bytes of RAM:
o 240 × 8-bit Scratchpad Memory
o 352 × 16-bit (704 bytes) System Memory
o 512 × 8-bit Graphics RAM
* 7168 bytes of ROM:
o 4096 × 10-bit (5120 bytes) Executive ROM
o 2048 × 8-bit Graphics ROM
* 159 pixels wide by 96 pixels high (159x192 display on a TV screen, scanlines being doubled)
* 16 color palette, all of which can be on the screen at once
* 8 sprites. Hardware supports the following features per-sprite:
o Size selection: 8×8 or 8×16
o Stretching: Horizontal (1×, 2×) and vertical (1×, 2×, 4× or 8×)
o Mirroring: Horizontal and vertical
o Collision detection: Sprite to sprite, sprite to background, and sprite to screen border
o Priority: Selects whether sprite appears in front of or behind background.
* three channel sound, with one noise generator (audio chip: General Instrument AY-3-8910)

1 comentário: