sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vectrex

O Vectrex é uma consola de 8-bits da 2ª geração de consolas desenvolvida pela Western Technologies/Smith Engineering, e mais tarde foi distribuída e licenciada pela General Consumer Electric (GCE). Data do seu lançamento foi em 1982.



Ao contrário das outras consolas, que tinham de se integrar a um televisor comum, o Vectrex é uma consola com televisor próprio integrado. Um monitor de vectores que transmitia gráficos em vectores, feito com ecrãs em plástico monocromático que através disso gerava gráficos e decorações. Alguns dos jogos conhecidos do Vectrex são o Space Wars e o Armor Attack.

A consola vinha à venda com um jogo, o Minestorm, muito parecido com o Asteroids.

A consola tinha dois periféricos, uma caneta de luz "light pen" e o 3D Imager.

O 3D Imager fazia concorrência com algumas consolas, como o Sega Master System e o SegaScope 3D, este periférico rodava um disco com uma parte em branco e outra parte com várias cores RGB, e o Vectrex é sincronizado com a rotação do disco para desenhar os vectores correspondendo com uma cor partcular e/ou o olho do jogador. Portanto, só um olho verá o ecrã da consola e as suas imagens associadas em qualquer momento, enquanto que outro olho não verá nada.
Um objecto que não reside na frente do monitor é elaborado pelo menos duas vezes para fornecer informações para cada olho. A ilusão de 3D também é reforçada para ajustar o brilho do objecto, escurecendo os objectos de fundo.
A girar o disco a uma velocidade muito alta vai enganar os olhos do espectador que faz com que o cérebro reaja que as várias imagens que está a ver são dois pontos de vista diferentes do mesmo objecto. Isso cria a impressão de 3D e cor.

As unidades no início tinham muito zumbido nos alti-falantes que reage aos gráficos gerados no ecrã. Isso era devido à falta de blindagem entre o sistema interno do CRT e da fiação de alti-falante que foi resolvido nalguns modelos mais tarde.

O Vectrex foi a primeira consola a um recurso analógico equipado na sua plataforma para permitir os 360º graus completos. Embora isto fosse muito novo na época muitos jogadores preferiam o d-pad de 8 direcções e por isso este recurso não foi popularizado até à década de 90, quando surgiram os jogos 3D completos.

O Vectrex tinha sido lançado com um preço de 199 dólares na altura, e o preço foi baixando desde o crash dos videojogos em 1983. A consola saiu do mercado em 1984.

Não teve muita popularidade, mas o seu método baseado em consola de disco é um dos mais usados nos sistemas de hoje.

As suas especificações:

Circuit Board

* CPU : Motorola 68A09 @ 1.5 MHz
* RAM: 1 KB (two 4-bit 2114 chips)
* ROM: 8 KB (one 8-bit 2363 chip)

Sound

* Sound: General Instrument AY-3-8912
* 3" electrodynamic paper cone speaker

Display

* Um CRT Samsung modelo 240RB40 monocromático com 9 x 11 polegadas, exibindo uma imagem de 240 mm na diagonal.



Sem comentários:

Enviar um comentário