sexta-feira, 5 de março de 2010

Pong (Home Version)

O sucesso que tiveram com a versão anterior do Pong em máquina de jogos deu para criarem a versão doméstica para que qualquer jogador pudesse usufruir em casa. O engenheiro da Atari Harold Lee propôs uma versão do Pong que poderia ser ligada à televisão.

Allan Alcorn e Harold Lee fizeram o desenho e o protótipo e baseando-se na mesma tecnologia das máquinas. Um pensava na lógica do desenho durante os dias, e outro corrigia o desenvolvimento durante as noites. Depois do desenvolvimento ter sido concluído, começaram na construção do protótipo.

O protótipo consistia num dispositivo ligado a um pedestal de madeira com mais de centena de fios, o que acabaria por ser substituído por um único chip projectado por Alcorn e Lee, no chip ainda não tinham sido testados e construídos antes do protótipo ter sido construído. O chip foi apenas concluído na metade de 1974 e era na época o chip com mais alto desempenho e usado em produtos de consumo. O primeiro chip potente na época para correr numa consola.

O Pong na versão home ainda teve muito poder de compra no mercado, mais de 150000 unidades foram vendidas no Natal de 1975, com a ajuda da Sears para o fabrico e o lançamento da consola no mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário