quarta-feira, 10 de março de 2010

Spacewar!

Este título não se trata de uma consola, mas sim de um jogo.
Um jogo já muito antigo e ainda mais antigo que algumas consolas da 1ª geração, mas um jogo que revolucionou a época e ficou na história.

O jogo chama-se Spacewar! e foi criado por Steve Russell no Massachusetts Institute of Technology (MIT) com a ajuda dos seus colegas Dan Edwards, Alan Kotok, Peter Sampson e Martin Graetz.



O jogo ao princípio, era para ser criado num TX-0, mas foi abandonado para um PDP-1, um computador de luxo na altura e bem mais rápido do que o TX-0. O PDP-1 podia ser ligado instantaneamente, ao contrário do outro que tinha que se esperar uma manhã inteira pelo seu aquecimento interno. O PDP-1 é também o computador mais conhecido por ter aproveitado esse jogo na altura.

Foram criadas duas naves, uma rotina para simular inércia e um campo estelar aleatório para ajudar a controlar o movimento. De seguida foi colocada a estrela no meio do campo de batalha, que gerava um campo gravitacional que poderia tanto ajudar ou atrapalhar, dependendo da astúcia do jogador.

Os únicos comandos que havia para controlar a nave eram dois botões para rodar a nave para esquerda ou para a direita, um botão para acender o motor da nave e um botão para disparar.



Spacewar! só estava finalmente acabado em 1982, ocupando apenas 2KB (era muito na altura), Russell nunca ganhou um dólar pelo jogo e isto nem sequer foi comercializado.

Hoje está no Computer History Museum in Mountain View, California. Estão num museu para dar conhecimento ao público. E hoje tanto o computador como o jogo ainda funcionam.

Sem comentários:

Enviar um comentário